quarta-feira, 18 de julho de 2012

ÁGUA FONTE DE VIDA

ÁGUA FONTE DA VIDA

            A água vem se tornando cada vez mais escassa à medida que a população, a indústria e a agricultura se expandem. Embora o uso da água varie de um país para outro, a agricultura e a indústria são as atividades que mais consomem água.
            É possível atenuar a diminuição das reservas locais de água de duas maneiras: pode-se aumentar a captação, represando-se rios ou consumindo-se a água  subterrânea; e pode-se conservar as reservas já exploradas.
            A conservação da água deve caminhar junto com o reflorestamento, o controle da erosão e a preservação de enchentes.
            No Brasil, a água é a principal fonte geradora de energia. Do mesmo modo que apagamos a luz para economizar energia, devemos racionalizar o uso da água por um motivo muito mais importante: a sobrevivência.
            Rios e oceanos sempre foram indevidamente utilizados pelo homem como lixeiras. A escassez de água doce no mundo e a contaminação dos mananciais são um alerta para a necessidade urgente de uma mudança de comportamento.
            A ciência tem comprovado que a vida se originou na água, e esta é essencial para a sobrevivência em nosso planeta.  Não podemos imaginar uma forma de vida sem água.
            Nossos rios, lagos, mares, banhados, reservatórios subterrâneos e outras fontes de água vêm sendo degradados pela poluição industrial, pelo desmatamento em áreas de nascentes e de matas, por atividades agropecuárias em locais inadequados, pelo uso indiscriminado de agrotóxicos, entre outros.
         A água contaminada prejudica a saúde de todos.
            Vinte e dois de março é o dia escolhido pela ONU para ser o “ Dia Mundial da Água”. Devemos pensar na questão da água em termos globais e apoiar as iniciativas destinadas à conscientização sobre seu uso, e garantir o acesso à água potável a todos os habitantes do planeta, onde quer que vivam.
            A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. Deve ser utilizada com consciência e discernimento para que as reservas atualmente disponíveis não se esgotem.
            O Sol provoca a evaporação da água presente nos solos, rios, lagos e mares.   O vapor esfria à medida que sobe na atmosfera até que ocorre a condensação e a formação das nuvens, com gotículas de água. Estas gotículas se juntam e formam gotas pesadas que caiam sob a forma de chuva.
            Quanto mais poluída for a atmosfera, maiores as condições de ocorrer a chuva ácida, tão prejudicial ao meio ambiente. Garrafas, sacos plásticos e outros detritos jogados nos mares e nos rios são carregados pelas correntes marítimas, causando a morte de milhares de peixes, mamíferos marinhos e até pássaros, que os confundem com alimento ou neles ficam aprisionados.  
            Muita gente não sabe que 97% de toda a água do planeta é salgada, na forma de mares e oceanos, e outros 2 % são geleiras inacessíveis. Somente 1 % é aproveitável, encontrada nos rios e lençóis subterrâneos na forma desigual pela Terra, sendo consumido por 6 bilhões de pessoas !
            Os adubos e os pesticidas, quando utilizados sem controle na agricultura, são prejudiciais à qualidade da água, mesmo quando não se pratica irrigação.  Os pesticidas em geral são nocivos à saúde e ao ciclo de vida natural dos campos, e os adubos originam um excesso de substâncias nutrientes nas massas de água, produzindo a proliferação de algas e plantas aquáticas.
            As zonas costeira são regiões de grandes atividades biológicas, sustentando a vida marinha, como peixes, tartarugas e baleias. A maior parte dos peixes de água salgada consumidos é pescada ao longo de uma região de 320 km a partir da praia. A cada ano, toneladas de sujeira são depositadas nessas zonas costeiras e nas cabeceiras de rios.
            A água deve ser utilizada nacionalmente. È tarefa de todos equilibrar nosso modelo de desenvolvimento, para que possamos garantir a satisfação de nossas necessidade sem desabastecer as futuras gerações. É o chamado desenvolvimento sustentável.
            A água está presente em múltiplas atividades do homem e, como tal, é utilizada para finalidades muito diversificadas, em que assumem maior importância o abastecimento doméstico e público, o uso agrícola e industrial e a produção de energia elétrica.
            Talvez por ser tão abundante, a água tenha se tornado tão banal que não dedicamos nossa atenção à origem, às propriedades particulares e à distribuição correta desse elemento vital para a natureza e para todos os seres vivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário